terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sobrados estão atrasados!

Prefeitura diz que construtora abandonou obras de sobrados no loteamento


Vai atrasar a entrega de 44 sobrados das obras de reestruturação do bairro Fátima Baixo, promovidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, em parceria com a prefeitura. Há cerca de dois meses, as construções no loteamento Victório Trez foram abandonadas pela empreiteira Schutz, de Montenegro. O prazo para entrega das casas expirou em setembro. As famílias que aguardavam ansiosas para estrear seus novos lares agora terão de esperar pela contratação de uma nova construtora para dar continuidade a maior parte das obras.

Das 346 famílias que serão transferidas da área de risco, conhecida como Valão dos Braga, 102 já estão instaladas em novas casas e apartamentos do loteamento. A família da dona de casa Regina Pereira, 45 anos, faz parte da maioria que ainda aguarda a mudança.

– Eu não vejo a hora de ir embora daqui e ir para a casa nova. Ela estava ficando tão bonitinha, mas aí eles pararam de trabalhar – lamenta a moradora do Fátima Baixo.

Marido dela, o soldador, Valdir Pereira Neto, 48, e os dois filhos, também ficaram ressentidos.

– Nós estávamos programados para mudar. Já era para estarmos lá. Agora, a nova previsão é para fevereiro – conta Neto.

O coordenador do projeto de reassentamento do Fátima Baixo, Manoel Marrachinho, disse que a empreiteira rescindiu o contrato com a prefeitura depois de ter sido notificada pelo Ministério do Trabalho.

– A obra foi embargada por não estar cumprindo a legislação de segurança e condições de trabalho. A empreiteira encaminhou um pedido de reajuste do valor da obra em R$ 400 mil por conta disso e a prefeitura indeferiu. Aí, eles disseram que não tinham mais interesse na obra – explica Marrachinho, engenheiro e diretor municipal de Habitação.

Para dar continuidade aos trabalhos será necessário abrir uma nova licitação. Esta é a segunda construtora que desiste de realizar a mesma obra, especificamente dos 55 sobrados. Deste número, apenas sete residências foram entregues e as outras 44 têm 70% das obras para serem executadas, de acordo com Marrachinho.

– Pretendemos abrir um novo edital em 30 dias – planeja.

Marrachinho ressalta que o ritmo das demais obras do Victório Trez segue normalmente. No dia 25 de outubro, mais 20 apartamentos serão entregues. No dia 12 de novembro, está prevista a mudança de outras 20 famílias para o loteamento. Com a inauguração destes dois blocos, serão 142 famílias assentadas. A transferência total dos 346 moradores do Fátima Baixo está prevista para ser concluída em março do ano que vem, conforme o diretor de Habitação.

Nenhum comentário: