terça-feira, 17 de maio de 2011

Intercâmbio Universitário


Nesta última terça-feira, dia 17/05/2011, com a presença de líderes da comunidade, representantes da UCS e da prefeitura municipal de Caxias do Sul - RS, foram recebidos no Bairro Victório Trez, alunos da Universidade de Illinois (ILLINOIS STATE UNIVERSITY), situada na cidade de Normal nos Estados Undidos. Entre outros motivos, a visita teve a finalidade de apresentar o projeto de reassentamento do Bairro Fátima Baixa, que já está em fase de conclusão.
Os alunos, acompanhados de Professores norte-americanos, visitaram casas, apartamentos de 2 e 3 dormitórios e sobrados. Todos ficaram impressionados com a organização do novo loteamento e qualidade dos imóveis construídos. Não deixando de ser, foram recebidos pelo líder do reassentamento, Sr Valdir, mais conhecido entre a comunidade como Valdirão, que lhes ofereceu um almoço típico brasileiro com nosso tão popular feijão e arroz, acompanhado de quirera.




Entre os visitantes, nos prestigiou com sua ilustre presença, a Sra. Gina Hunter, (na primeira foto está a direita),professora adjunta de Antropologia, ingressou na faculdade ISU, depois de receber seu PhD em Antropologia pela Universidade de Illinois em 2001. Hunter, que é bacharel em Antropologia pela ISU, dá aulas de antropologia cultural, incluindo transcultural problemas humanos, métodos etnográficos, a etnografia da América Latina e os estudos de gênero. Suas principais áreas de interesse são antropologia médica e da antropologia do corpo, e ela tem publicado artigos sobre saúde e direitos reprodutivos no Brasil. Ela também realizou pesquisas sobre o ensino superior e a expansão agrícola no Brasil.


Publicações Hunter incluem a co-autoria "Interrogar da Universidade: Um Arquivo entrada de cada vez", que foi destaque na edição de setembro / outubro da Mudança: A Revista do Ensino Superior. O artigo relata sobre a etnografia da Iniciativa University (EUI), um programa multi-campus interdisciplinar, que oferece aos estudantes a oportunidade de realizar pesquisa etnográfica e de arquivo original, de que Hunter é um co-diretora. Seus prêmios incluem um Prêmio de Excelência em Ensino da Educação Associação de Estudantes em 2004 e uma Etnografia do Bolsa Universidade em 2005. Ela é membro da Associação Americana de Antropologia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Queridos Amigos de Fatima Baixa,
Obrigadissima pela carinhosa recepcao que recebemos na sua communidade. Ficavamos impressionados mesmos com os lideres comunitarios, os profissionais da Prefeitura, o equipe de Profa Rosane da UCS, e especialmente com todos os moradores da comunidade que abriram suas casas e apartamentos para nos receber. O almoco delicioso no Bar do Va foi um destaque tambem....foi a primeira vez que os alunos provaram quirera e xuxu! Todos gostaram!
Abracos,
Gina Hunter, Profa da Universidade Estadual de Illinois.

Anônimo disse...

Thanks so much for having us! It was such a great experience to have!
-Bailey McDowell