sábado, 27 de agosto de 2011

O Que é uma comunidade carente?


Pobreza, carência, miséria? Aqui?
Bom, depende de qual ponto de vista estamos analisando a situação.
Caxias do Sul é uma das cidades brasileiras com o maior índice de empregos do Brasil. Tem trabalho em qualquer área. Pra quem não é qualificado, existem cursos profissionalizantes gratuitos. Pra quem é qualificado, existem vagas a escolher.
Em meu ponto de vista, acredito que não existe pobreza em Caxias do Sul e sim falta de informação e interesse de algumas pessoas em mudar sua situação.
Reclamamos da saúde em nosso país mas você conhece o sistema de saúde de outros países?
Veja um pouco sobre os 20 países mais pobres do mundo e reflita.

Um país que apresenta baixo índice de desenvolvimento humano, industrialização tardia ou inexistente, baixa produtividade agrícola, disparidades sociais, fome e endividamento é um grande candidato a fazer parte do grupo dos países mais pobres do mundo. Segundo o consenso mundial, para um determinado país superar o seu grau de pobreza, torna-se necessário diversificar a sua economia e desenvolver soluções para as suas questões sociais.
A maioria dos países pobres possui uma produção centralizada e dependente de um produto ou matéria-prima predominante para o mercado interno e para a exportação. Os países menos avançados (PMA) têm recebido créditos e incentivos das Nações Unidas e de países desenvolvidos para ampliarem suas bases econômicas.


Esses esforços estão direcionados a ajudar cada país pobre economicamente a conseguir construir uma futuro melhor por meio da diversificação de suas produções agrícolas e industriais, dependendo menos de matérias-primas tradicionais.

Somente a diversificação econômica permitirá a essas nações possuir uma estrutura que os protejam de possíveis crises externar no cenário econômico mundial, e nas áreas energéticas e de produção de alimentos. Ressaltando também, melhor possibilidade de sobrevivência e reconstrução perante desastres naturais.

Projetos de recuperação econômica das nações pobres têm sido desenvolvidos em parceria com a ONU, por meio do Conselho de Comércio e Desenvolvimento da CNUCED – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – entidade que realiza reuniões periódicas para estas finalidades.

As reuniões do CNUCED sempre focalizam na transformação estrutural dos países menos avançados (PMA) e prepara as bases de discussões para as conferências. A categoria dos países menos avançados (PMA) foi criada em 1971, nos últimos quarentas anos, o número de países pertencentes à esta categoria dobrou, chegando ao número de 49 nações integrantes.


Anualmente, a ONU publica o IPH ( Índice de Pobreza Humana ) que , ultimamente, considera o número de morte de recém nascidos, percentagem de adolescentes com escolaridade básica, crianças abaixo do peso e a renda familiar. A maioria dos países com os piores índices são do continente africano, destacando-se apenas três países não africanos: Timor Leste, Bangladesh e Papua Nova Guiné.

Índice de Pobreza:

Chade – 56.9%
Mali – 56.4%
Burkina Fasso – 55.8%
Etiópia – 54.9%
Níger – 54.7%
Guiné – 52.3%
Serra Leoa – 51.7%
Moçambique – 50.6%
Benin – 47.6%
Guiné-Bissau – 44.8%
Central Africano República – 43.6%
Senegal – 42.9%
Timor-Leste – 41.8%
Zâmbia – 41.8%
Gâmbia – 40.9%
Bangladesh – 40.5%
Papua Nova Guiné – 40.3%
Zimbábue – 40.3%
Angola – 40.3%
Costa do Marfim – 40.3%





Abaixo, você pode ter uma noção de tamanha pobreza.
O nº ao lado do país, multiplicado por $1,00 (dólar), corresponde ao valor que cada habitante, em média, tem por dia para viver. No último da lista abaixo, por exemplo, você verá que um habitante de Serra Leoa tem $ 0,27 centavos de dólar ou R$ 0,40 centavos de real por dia pra viver. Isso daria R$ 12,00 reais por mês.









Ruanda (0.431)
Guiné (0.425)
Benin (0.421)
Tanzânia (0.407)
Costa do Marfim (0.399)
Zâmbia (0.389)
Malawi (0.388)
Angola (0.381)
Chade (0.379)
República do Congo (0.365)
Africa Central (0.361)
Etiópia (0.359)
Moçambique (0.354)
Guiné Bissau (0.350)
Burundi (0.339)
Mali (0.326)
Burkina Faso (0.302)
Níger (0.292)
Serra Leoa (0.273)

E você, o que acha sobre isso?
O que poderia ser feito para mudar essa situação mundial?
Será que as prioridades dos habitantes desses países sitados acima são parecidas com as nossas?
Será que eles se preocupam se a carne é de 1º ou de 2º?
Se o tênis é NIKE ou não?
Se o carro é BMW ou fusca?
E a pergunta mais importante de todas...





QUANTAS REFEIÇÕES VOCÊ FEZ HOJE?

Nenhum comentário: